sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Plano de aula com hora do conto

PLANO DE AULA-COM HORA DO CONTO

Uruguaiana,  de                     de      .

Conteúdos:

Português; literatura infantil, interpretação e compreensão,

Matemática; quatro operações,

Educação Artística; desenho, pintura

Ciências; diferentes espécies,

 

Objetivos:
Recrear-se com a hora do conto
Compreender e interpretar a história ouvida
Representar a história através de desenho
Trabalhar em grupo
Evidenciar raciocínio lógico matemático ao resolver cálculos envolvendo as quatro operações
Reconhecer a espécie a qual cada animal pertence
 
 

Procedimentos

1-
Oração

Chamada

Conversa informal

2- Hora do conto

a) Motivação

b) A história ``A Arca de Noé´´ será contada com a utilização de uma caixa como cenário e fantoches de vara.

A Arca de Noé




Esta história é muito,
Muito antiga.
Eu li
Num livrão grande do papai,
Que se chama Bíblia.
É a história de um homem chamado Noé.

Um dia, Deus chamou Noé.
E mandou que ele construísse
Um barco bem grande.
Não sei por quê,
Mas todo mundo chama esse barco
De Arca de Noé.
Deus mandou
Que ele pusesse dentro do barco
Um bicho de cada qualidade.

Um bicho, não. Dois.
Um leão e uma leoa...
Um macaco e uma macaca...
Um caititu e uma caititoa...
Quer dizer, caititoa não,
Que eu nem sei se isso existe.
E veio tudo que foi bicho.
Girafa, com um pescoço
Do tamanho de um bonde...

Tinha tigre de bengala.
Papagaio que até fala.
E tinha onça-pintada.
Arara dando risada,
Que era ver uma vitrola!
E um casal de tatu-bola...

Bicho d´água, isso não tinha,
Nem tubarão, nem tainha,
Procurando por abrigo.
Nem peixe-boi nem baleia,
Nem arraia nem lampreia,
Que não corriam perigo...

E zebra, que parece cavalo de pijama...
E pavão, que parece um galo
Fantasiado pra baile de carnaval.
E cobra, jacaré, elefante...
E paca, tatu e cutia também.
E passarinho de todo jeito.
Curió, bem-te-vi, papa capim...

E inseto de todo tamanho.
Formiga, joaninha, louva-a-deus...
Eu acho que Noé
Devia Ter deixado fora
Tudo que é bicho enjoado,
Como pulga, barata r pernilongo,
Que faz fiuuummm no ouvido da gente.
Mas ele não deixou.
Levou tudo que foi bicho.

Tinha peru, tinha pato.
Tinha vespa e carrapato.
Avestruz, carneiro, pinto...
Tinha até ornitorrinco.
Urubu, besouro, burro.
Gafanhoto, grilo, gato.
Tinha abelha, tinha rato...

Quando a bicharada
Estava toda embarcada,
E mais a família do Noé todinha,
Começou a cair uma chuvarada.
Mas não era uma chuvarada
Dessas que caem agora.
Você já viu uma cachoeira?
Pois era igualzinho
A uma cachoeira caindo,
Caindo, que não acabava mais.

Parecia o Rio Amazonas despencando.
E aquela água foi cobrindo tudo, tudo.
Cobriu as terras, cobriu as plantas, cobriu as árvores, cobriu as montanhas.
Só mesmo a Arca de Noé, que boiava em cima das águas, é que não ficou coberta.

E mesmo depois
Que passou a tempestade
Ficou tudo coberto de água.
E passou muito tempo.
Todo mundo estava enjoado
De ficar preso dentro da Arca,
Sem poder sair nem um bocadinho.

Os bichos até começaram a brigar.
Que nem criança,
Que fica muito tempo dentro de casa
E já começa a implicar com os irmãos.
O gato e o rato
Começaram a brigar nesse tempo
E até hoje não fizeram as pazes.

Até que um dia...
Veio vindo um ventinho lá de longe.
E as águas começaram a baixar.
E foram baixando, baixando...

E Noé teve uma idéia.
Mandou o pombo
Dar uma volta lá fora
Para ver como estavam as coisas.
Os pombos são ótimos para isso.
Eles sabem ir e voltar dos lugares,
Sem se perder, nem nada.

Por isso é que Noé escolheu o pombo
Para esse trabalho.
O pombo foi e voltou
Com uma folhinha no bico.

E Noé ficou sabendo
Que as terras já estavam aparecendo.
E as águas foram baixando
Mais e mais...

Então a Arca pousou
Sobre um monte.
E todo mundo pôde sair
E todo mundo ficou contente.
E todos se abraçaram
E cantaram.

E Deus pendurou no céu
Um arco colorido,
Todo de listras.

E esse arco queria dizer
Que Deus era amigo dos homens,
E que nunca mais
Ia chover assim na terra.
Você já viu, depois da chuva,
O arco-íris redondinho no céu?
Pois é pra sossegar a gente.
Pra gente nunca mais
Ter medo da chuva!


Ruth Rocha


c) Questionamentos orais:

Os questionamentos serão colocados dentro de uma caixa toda enfeitada de animais. Com os alunos em seus lugares a professora passará a caixa cada aluno deverá retirar um questinamento e responder.

1- Qual o autor da história?

2- Quem construiu a Arca? Porque ele construiu?

3- Quem mandou Noé construir a Arca?

4- A história fala de quem?

5- O que Deus mandou que Noé colocasse na Arca?

6- O que era a Arca de Noé?

7- Qual animal que ria?

8/9/10- Você já tinha ouvido essa história?

11/12/13- O que você achou da história?

14- Como era a chuva que caiu?

15- A chuva se parecia com oque?

16- O que a chuva cobriu?

17- Como ficaram os animais na Arca depois de muito tempo?

18- O que aconteceu em um certo dia?

19- Qual a idéia que Noé teve?

20- Porque Noé escolheu o Pombo?

21- O que Noé ficou sabendo quando o Pombo voltou?

22- O que Deus pendurou no céu?

23/24- Você gosta de Arco Íris? por que?

25- O que o Arco Íris significava na história?

26/27- Você já viu depois da chuva o Arco Íris no céu?



d) Vamos representar a história?

A professora organizará os alunos em grupos de quatro ou três, cada grupo ficará encarregado de desenhar uma parte da história apartir dos paragrafos cada grupo representará dois ou três paragrafos da história. A professora dará uma cartolina para cada grupo e com lápis de cor, giz de cera, etc.. eles deverão representar a história. Após estarem pronto os cartazes a professora colará os cartazes no pátio da escola.

4-Merenda/ Banheiro

5- Resolva os problemas!

a) Se a Arca de noé tivesse capacidade para carregar apenas 436 animais. E fossem 1308 animais para embacar quantas Arcas seriam necessárias?

b) Na Arca irão embacar 658 animais, entraram apenas 279 animais. Quantos animais ainda faltam entrar?

c) Noé mandou um Pombo voar pela terra as 14:00 horas de um dia e ele voltou as 19:00 horas do outro dia. Se Noé mandar um Pombo hoje as 12:00 horas que horas ele irá voltar?

d) Durante uma tempestade choveu 150 milimetro de água por dia, ao passar dos dias cada dia diminuia 5 militros. Em uma semana quanto terá chovido?

e) Se em uma semana de tempestade chovesse 854 milimetros de chuva, quanto choveria em 7 semanas?

f) Para que não haja perigo da Arca afundar Noé precisa deixar a arca com a mesma quantidade de animais em cada lado.Sendo 922 animais ao total.Quantos animais vão ficar em cada lado da Arca?

6- Recreio

7- Separando as espécies

A professora dará uma folha para os alunos com o desenho de alguns personagens da história. Os alunos deverão pintar e recortar os personagens, no caderno eles deverão colar os animais dividindo quais são mamíferos, quais são insetos, quais são aves e quais são animais marinhos.

Recursos: Livro `` A Arca de Noé ´´,caixa enfeitada com desenho de animais, cartolina, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, folha com desenho de animais,

Avaliação
Recreação com a hora do conto
Compreensão e interpletação da história ouvida
Representação da história através de desenho
Trabalho em grupo
Evidenciação de raciocínio lógico matemático através de cálculos envolvendo as quatro operações
Reconhecimento da espécie a qual cada animal pertence

Observações:

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Projeto sobre Amizade para Anos Iniciais

PROJETO PARA ANOS INICIAIS

TEMA: Amizade

TITULO: Amizade e amigos qual a importância?

PERÍODO DE DURAÇÃO: aproxiadamente 15 dias

Justificativa: Amizade é algo inesquecível, mesmo que dure pouco ou bastante sempre iremos lembrar daquele amigo, bem ou mal ele terá algum significado em nossa vida. '' Pode ser que um dia nos afastaremos...Mas se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará. '' ( Albert Eistein ) 
Objetivo geral: Compreender a importância da amizade em nossa vida, e que nunca podemos viver sem amigos.

Habilidades:

Agradecer

Alongar

Ampliar

Analisar 

Aplicar                  

Apreciar

Brincar

Compartilhar                 

Compreender

Concluir

Construir  

Conhecer

Conversar  

Criar   

Demonstrar  

Desenvolver  

Deslocar-se  

Dialogar

Escolher

Expressar   

Explorar     

Identificar

Ilustrar

Interpletar

Ler

Localizar

Observar

Ouvir
 
Participar

Produzir

Realizar

Reconhecer

Recrear-se

Relacionar

Respeitar

Trabalhar

Utilizar

Valorizar

Vivenciar

 

 



Atividade desencadeadora: o conto '' OTILIO O PINGUIM'', de Roberto Belli. O recurso para a contação será fantoches em vara. Como motivação será realizada a atividade Caça ao tesouro.

Atividades previstas:

PORTUGUÊS

Hora do conto: Otílio o Pinguim ( Roberto Belli )
                         O joelho juvenal ( Ziraldo )
                         Musica daqui ritmos do mundo ( Zezinho Mutarelli )

 

 

Compreenssão e interpretação

Questionamentos orais e escritos

Significado da amizade e dos amigos

Importância da amizade

Cruzadinhas

Criação de histórias

Criação de bilhetes

O que sinto pelos meus amigos

Caça ao tesouro

Quebra cabeça

Os amigos do meus pais ( pesquisa )

Música: Super fantástico, ilustração

Músicas e ritmos da região e do mundo

Matemática

Criação de histórias matemáticas

Cálculos de adição e subtração

Quebra cabeça matemático

A sacola de cálulos

A caixa de cálculos

Jogando boliche

Educação Física

Alongamento

Amarelinha

Entre na roda

Volta calma

O que fizemos hoje?

Cada macaco no seu galho

Ajude seu amiguinho

Desenho coletivo

Desenho em dupla

Alcance para o amiguinho

Imitando o amiguinho

Chute arremesso e toque

Caça ao tesouro

Estudos Sociais

A minha casa e a casa do meu amigo

Lugares para ir com os amigos

Os amigos do meus pais ( pesquisa)

Caça ao tesouro

Quebra cabeça histórico

Ritmos e musicas da região e do mundo

 

Educação Artistica

Criação de painéis

Ilustração da história ouvida

Criação de bilhetes

Desenho para meu amigo

O que sinto pelos meus amigos

Música: Super Fantástico, ilustração

Nosso amigo juvenal

Ciências

Doce para os amigos

Nosso amigo juvenal

Aula de culinária

Quebra cabeça de ciências

Diferenças do corpo

Estudando o corpo humano

Ensino Religioso

A importância da amizade e dos amigos

O que sinto pelos meus amigos

Criação de bilhetes

Criação de painéis

Criação de presente para o colega

Roda de converssa

Atividade de culminância: Mesa partilhada e amigo oculto

Avaliação: Acontecerá durante a execução do projeto através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.

Observação:

Planos de Educação Física 4º ano

PLANO DE AULA 1
Objetivos:
Aquecer seu corpo antes das atividades fisicas
Realizar atividades em dupla ou em trio
Divertir-se com as atividades de Educação Física
Conversar sobre as atividades realizadas
 
 

Parte Inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Aquecendo o corpo

Formação: Alunos em duas filas, uma fila na frente e outra atrás, com os alunos lado a lado.

Desenvolvimento: A professora se colocará na frente dos alunos para que eles façam os mesmos movimentos que ela, os movimentos serão: Levar o braço direito até as costas, o esquerdo, Levantar a perna direita, a esquerda, Mexer o pé direito, o esquerdo, etc...

Variação: Não há

Parte principal

Atividade 2

Nome da atividade: Escolha a mão

Formação Inicial: Alunos em dupla, no caso de sobrar um aluno a professora organizará um trio.

Desenvolvimento: A professora terá em uma caixa vários objetos pequenos tais como; Clipes, borracha, apontador, pedrinha,etc. A professora entregará um objeto para cada aluno e cada aluno sem que o outro da dupla veja deverá esconder em uma mão na esquerda ou na direita após a professora chamará uma dupla de cada vez para jogar o primeiro a jogar formará um xis com os braços, e com as mãos fechadas logo perguntará ao outro '' Que mão você escolhe?'' o outro deverá responder dizendo se está na mão direita ou na esquerda e após tocar na mão na qual acha está, logo após o outro aluno mostrará em qual mão está. Após o aluno ver se acertou ou errou será a vez dele formar um xis com os braços e perguntar ao colega '' Que mão você escolhe?''. Assim sucessivamente até que todas as duplas joguem.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Onde está o chocalho?

Formação: Alunos em roda, sendo que um ficará no centro da roda

Desenvolvimento: A professora colocará uma venda nos olhos do aluno que estiver no centro da roda, após dará um chocalho para algum aluno que esteja na roda. O aluno que estiver com o chocalho deverá começar a balançar o chocalho, e o aluno que estiver com os olhos vendados deverá tentar achar aonde está o chocalho sendo guiado pelo barulho. Se o aluno achar o chocalho poderá escolher algum colega para jogar em seu lugar. Se o aluno apresentar dificuldades a professora dará dicas para que ele possa encontrar o chocalho. Assim sucessivamente até que todos tenham participado da atividade.

Variação: Não há

Parte final

Atividade 4

Nome da atividade: Volta calma

Formação: Alunos em fila, sendo uma fila das meninas e uma fila dos meninos.

Desenvolvimento: A professorá dará uma volta com os alunos pela quadra da escola, conversando sobre oque fizeram na aula de Educação Física. Após retornaram para a sala de aula.

Variação: Não há

Recursos: Objetos pequenoss tais com; Clips, borracha, apontador, etc.., lenço, chocalho.

Avaliação:
Aquecimento do corpo
Realização de atividdades em dupla ou em trio
Diversão com as atividades de Educação Física
Conversa sobre as atividades de Educação Física

PLANO DE AULA 2

Objetivos:
Alongar seu corpo conforme os comandos
Deslocar-se com agilidade
Realizar a atividade proposta de forma organizada
Expressar oque foi realizado na aula de Educação Física
 
 

Parte Inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Alongamento

Formação: Alunos em circulo

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora irá propor vários movimentos para aquecer o corpo antes das atividades de Educação Física.

Variação: Não há

Parte Principal

Atividade 2

Nome da atividade: Pegue a bola

Formação: Alunos divididos em dois grupos, cada grupo forma uma fila

Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que o aluno que está na frente fique do outro lado da quadra. A professora dará um bola para cada que está do outro lado da quadra. Quando a professora disser já o primeiro de cada fila deve sair correndo e trocar de lugar com o colega que está do outro lado, aluno que estiver com a bola deverá dar a bola para o colega que chego e correr para o fim da fila, quando o aluno que estava do outro lado da quadra chegar na fila o aluno que estiver na frente deve sair correndo e trocar de lugar com o colega assim sucesssivamente até que todos tenham feito a atividade. Vence o grupo que terminar primeiro a atividade.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Corrida variada

Formação: Alunos em fila no contorno da quadra

Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que eles a acompanhem correndo um atrás do outro sem empurrar ou ultrapassar o colega da frente, os alunos darão duas voltas correndo para um lado, após correram para o outro. Logo após os alunos correram de lado, dando duas voltas e depois duas voltas para o outro lado. Após os alunos darão duas voltas caminhando.

Variação: Não há

Parte Final

Atividade 4

Nome da atividade: Oque fizemos hoje?

Formação: Alunos sentados no chão em círculo

Desenvolvimento: A professora distribuirá uma folha sulfite para cada aluno e um hidrocor, após a professora dará 5 minutos para que eles desenhem oque fizeram na aula de Educação Física. Após terem feito os desenhos cada aluno mostrará e explicará o desenho que fez.

Variação: Não há

Recursos: Bola, folha sulfite, hidrocor

Avaliação:
Alongamento do corpo conforme os comandos
Deslocamento com agilidade
Realização da atividade proposta de forma organizada
Expressão do que foi realizado na aula de Educação Física
 

PLANO DE AULA 3

Objetivos
Alongar seu corpo
Explorar suas possibilidades de movimento
Acompanhar os movimentos do colega
Interagir com a turma e com a professora

Parte inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Alongamento Surpresa

Formação: Alunos sentados em círculo

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora passará uma caixa no sentido horário e colocará uma música, enquanto a musica toca os alunos deverão ir passando a caixa quando a música parar o aluno que estiver com a caixa devera retirar um cartão de dentro da caixa no qual haverá um alongamento para o aluno fazer . Após ter feito o alongamento, o aluno deverá ficar em pé até que outro aluno retire um alongamento para que os dois façam o alongamento juntos assim sucessivamente até que toda a turma esteja se alongando junto.

Variação: Não há

Parte principal

Atividade 2

Nome da atividade: O feitiço caiu contra o feiticeiro

Formação: Alunos divididos em dois grupos

Desenvolvimento: Cada grupo escolherá uma prenda para o outro grupo pagar, após os grupos terem escolhido as prendas a professora dirá '' O feitiço caiu contra o feiticeiro''. E cada grupo devera pagar a prenda que havia escolhido para o outro grupo.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Espelho mágico

Formação: Alunos em dupla

Desenvolvimento: Os alunos escolherão a sua dupla, e combinarão quem começará fazendo os movimentos. Após cada dupla ter combinado a professora chamará uma dupla por vez, o aluno da dupla que foi escolhido para começar deverá fazer alguns movimentos e o outro colega eestando em sua frente deverá acompanha-lo nos movimentos, após o colega ter feito seu movimentos será a vez do outro fazer. Assim sucessivamente até que todas as duplas realizem a atividade.

Variação: Não há

Parte final

Atividade 4

Nome da atividade: Oque fizemos hoje?

Formação: Alunos sentados em círculo no chão

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora fará uma conversa sobre oque fizeram na aula de Educação Física, a professora fará perguntas tais como;
Qual atividade vocês mais gostaram?
Quais atividades vocês não gostaram?
Vocês já haviam feito essas atividades?

Entre outras perguntas.

Variação: Não há

Recursos: Som, cd, caixa, cartóes com os alongamentos.

Avaliação:
Alongamento do corpo
Exploração das possibilidades de movimento
Acompanhamento dos movimentos do colega
Interação com a turma e a professora
PLANO DE AULA 4
Objetivos
Aquecer o corpo antes das atividades fisicas
Deslocar-se com agilidade e trabalhar o racíocinio lógico
Trabalhar a coordenção lateral
Descansar o corpo após as atividades fisicas
Parte Inicial
Atividade 1
Nome da atividade: Citando um alongamento
Forrmação: Alunos em círculo de pé
Desenvolvimento: Com os alunos de pé em círculo, a professora explicará a attividade dizendo que cada aluno deverá citar um alongamento para que todos façam. A professora começará a atividade e depois continuará em sentido horário, assim sucessivamente até que todos tenham citado um alongamento.
Variação: Não há
Parte Principal
Atividade 2
Nome da atividade: Corrida matemática
Formação: Alunos em fila, divididos em dois grupos
Desenvolvimento: Com os alunos em fila em um lado da quadra a professora ficará do outro lado com uma caixa de cálculos das quatro operações. Quando a professora der a largada o primeiro aluno de cada fila sai correndo e pega um cálculo da caixa para responder, após dar a resposta se a resposta for certa fica com o cartão e volta para o fim da fila se for errada devolve o cartão e volta para o fim da fim da fila. Quando o colega voltar o aluno que estiver na frente da fila sai correndo e realiza a atividade da mesma for assim sucessivamente até que todos tenham realizado a atividade. Vence o grupo que tiver mais cartões.
Atividade 3
Nome da atividade: Corrida lateral
Formação: Alunos lado a lado em torno da quadra
Desenvolvimento: Com os alunos em torno da quadra, a professora irá propor que corram em torno da quadra de lado, dando 5 volta, respeitanndo os colegas, tendo calma e paciência para evitar acidentes com os colegas. A professora dará a largada mas esperará que o primeiro saia e tome uma distância para que o segundo saia, assim sucessivamente até que o ultimo saia.
Variação: Não há
Parte Final
Atividade 4
Nome da atividade: Volta calma
Formmação: Alunos em fila, sendo uma fila dos meninos e uma das meninas.
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dará uma volta pela escola bem devagar para descansar o corpo. Após os alunos retornaram para a sala de aula.
Variação: Não há
Recursos: Caixa, cartões com cálculos,
Avaliação:
Aquecimento do corpo antes das atividades fisicas
Deslocamento com agilidade, trabalhando o raciocinio logico
Trabalho da coordenação lateral
Descanso do corpo após as atividades fisicas