sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Plano de aula com hora do conto

PLANO DE AULA-COM HORA DO CONTO

Uruguaiana,  de                     de      .

Conteúdos:

Português; literatura infantil, interpretação e compreensão,

Matemática; quatro operações,

Educação Artística; desenho, pintura

Ciências; diferentes espécies,

 

Objetivos:
Recrear-se com a hora do conto
Compreender e interpretar a história ouvida
Representar a história através de desenho
Trabalhar em grupo
Evidenciar raciocínio lógico matemático ao resolver cálculos envolvendo as quatro operações
Reconhecer a espécie a qual cada animal pertence
 
 

Procedimentos

1-
Oração

Chamada

Conversa informal

2- Hora do conto

a) Motivação

b) A história ``A Arca de Noé´´ será contada com a utilização de uma caixa como cenário e fantoches de vara.

A Arca de Noé




Esta história é muito,
Muito antiga.
Eu li
Num livrão grande do papai,
Que se chama Bíblia.
É a história de um homem chamado Noé.

Um dia, Deus chamou Noé.
E mandou que ele construísse
Um barco bem grande.
Não sei por quê,
Mas todo mundo chama esse barco
De Arca de Noé.
Deus mandou
Que ele pusesse dentro do barco
Um bicho de cada qualidade.

Um bicho, não. Dois.
Um leão e uma leoa...
Um macaco e uma macaca...
Um caititu e uma caititoa...
Quer dizer, caititoa não,
Que eu nem sei se isso existe.
E veio tudo que foi bicho.
Girafa, com um pescoço
Do tamanho de um bonde...

Tinha tigre de bengala.
Papagaio que até fala.
E tinha onça-pintada.
Arara dando risada,
Que era ver uma vitrola!
E um casal de tatu-bola...

Bicho d´água, isso não tinha,
Nem tubarão, nem tainha,
Procurando por abrigo.
Nem peixe-boi nem baleia,
Nem arraia nem lampreia,
Que não corriam perigo...

E zebra, que parece cavalo de pijama...
E pavão, que parece um galo
Fantasiado pra baile de carnaval.
E cobra, jacaré, elefante...
E paca, tatu e cutia também.
E passarinho de todo jeito.
Curió, bem-te-vi, papa capim...

E inseto de todo tamanho.
Formiga, joaninha, louva-a-deus...
Eu acho que Noé
Devia Ter deixado fora
Tudo que é bicho enjoado,
Como pulga, barata r pernilongo,
Que faz fiuuummm no ouvido da gente.
Mas ele não deixou.
Levou tudo que foi bicho.

Tinha peru, tinha pato.
Tinha vespa e carrapato.
Avestruz, carneiro, pinto...
Tinha até ornitorrinco.
Urubu, besouro, burro.
Gafanhoto, grilo, gato.
Tinha abelha, tinha rato...

Quando a bicharada
Estava toda embarcada,
E mais a família do Noé todinha,
Começou a cair uma chuvarada.
Mas não era uma chuvarada
Dessas que caem agora.
Você já viu uma cachoeira?
Pois era igualzinho
A uma cachoeira caindo,
Caindo, que não acabava mais.

Parecia o Rio Amazonas despencando.
E aquela água foi cobrindo tudo, tudo.
Cobriu as terras, cobriu as plantas, cobriu as árvores, cobriu as montanhas.
Só mesmo a Arca de Noé, que boiava em cima das águas, é que não ficou coberta.

E mesmo depois
Que passou a tempestade
Ficou tudo coberto de água.
E passou muito tempo.
Todo mundo estava enjoado
De ficar preso dentro da Arca,
Sem poder sair nem um bocadinho.

Os bichos até começaram a brigar.
Que nem criança,
Que fica muito tempo dentro de casa
E já começa a implicar com os irmãos.
O gato e o rato
Começaram a brigar nesse tempo
E até hoje não fizeram as pazes.

Até que um dia...
Veio vindo um ventinho lá de longe.
E as águas começaram a baixar.
E foram baixando, baixando...

E Noé teve uma idéia.
Mandou o pombo
Dar uma volta lá fora
Para ver como estavam as coisas.
Os pombos são ótimos para isso.
Eles sabem ir e voltar dos lugares,
Sem se perder, nem nada.

Por isso é que Noé escolheu o pombo
Para esse trabalho.
O pombo foi e voltou
Com uma folhinha no bico.

E Noé ficou sabendo
Que as terras já estavam aparecendo.
E as águas foram baixando
Mais e mais...

Então a Arca pousou
Sobre um monte.
E todo mundo pôde sair
E todo mundo ficou contente.
E todos se abraçaram
E cantaram.

E Deus pendurou no céu
Um arco colorido,
Todo de listras.

E esse arco queria dizer
Que Deus era amigo dos homens,
E que nunca mais
Ia chover assim na terra.
Você já viu, depois da chuva,
O arco-íris redondinho no céu?
Pois é pra sossegar a gente.
Pra gente nunca mais
Ter medo da chuva!


Ruth Rocha


c) Questionamentos orais:

Os questionamentos serão colocados dentro de uma caixa toda enfeitada de animais. Com os alunos em seus lugares a professora passará a caixa cada aluno deverá retirar um questinamento e responder.

1- Qual o autor da história?

2- Quem construiu a Arca? Porque ele construiu?

3- Quem mandou Noé construir a Arca?

4- A história fala de quem?

5- O que Deus mandou que Noé colocasse na Arca?

6- O que era a Arca de Noé?

7- Qual animal que ria?

8/9/10- Você já tinha ouvido essa história?

11/12/13- O que você achou da história?

14- Como era a chuva que caiu?

15- A chuva se parecia com oque?

16- O que a chuva cobriu?

17- Como ficaram os animais na Arca depois de muito tempo?

18- O que aconteceu em um certo dia?

19- Qual a idéia que Noé teve?

20- Porque Noé escolheu o Pombo?

21- O que Noé ficou sabendo quando o Pombo voltou?

22- O que Deus pendurou no céu?

23/24- Você gosta de Arco Íris? por que?

25- O que o Arco Íris significava na história?

26/27- Você já viu depois da chuva o Arco Íris no céu?



d) Vamos representar a história?

A professora organizará os alunos em grupos de quatro ou três, cada grupo ficará encarregado de desenhar uma parte da história apartir dos paragrafos cada grupo representará dois ou três paragrafos da história. A professora dará uma cartolina para cada grupo e com lápis de cor, giz de cera, etc.. eles deverão representar a história. Após estarem pronto os cartazes a professora colará os cartazes no pátio da escola.

4-Merenda/ Banheiro

5- Resolva os problemas!

a) Se a Arca de noé tivesse capacidade para carregar apenas 436 animais. E fossem 1308 animais para embacar quantas Arcas seriam necessárias?

b) Na Arca irão embacar 658 animais, entraram apenas 279 animais. Quantos animais ainda faltam entrar?

c) Noé mandou um Pombo voar pela terra as 14:00 horas de um dia e ele voltou as 19:00 horas do outro dia. Se Noé mandar um Pombo hoje as 12:00 horas que horas ele irá voltar?

d) Durante uma tempestade choveu 150 milimetro de água por dia, ao passar dos dias cada dia diminuia 5 militros. Em uma semana quanto terá chovido?

e) Se em uma semana de tempestade chovesse 854 milimetros de chuva, quanto choveria em 7 semanas?

f) Para que não haja perigo da Arca afundar Noé precisa deixar a arca com a mesma quantidade de animais em cada lado.Sendo 922 animais ao total.Quantos animais vão ficar em cada lado da Arca?

6- Recreio

7- Separando as espécies

A professora dará uma folha para os alunos com o desenho de alguns personagens da história. Os alunos deverão pintar e recortar os personagens, no caderno eles deverão colar os animais dividindo quais são mamíferos, quais são insetos, quais são aves e quais são animais marinhos.

Recursos: Livro `` A Arca de Noé ´´,caixa enfeitada com desenho de animais, cartolina, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, folha com desenho de animais,

Avaliação
Recreação com a hora do conto
Compreensão e interpletação da história ouvida
Representação da história através de desenho
Trabalho em grupo
Evidenciação de raciocínio lógico matemático através de cálculos envolvendo as quatro operações
Reconhecimento da espécie a qual cada animal pertence

Observações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário