Objetivos:
Realizar atividades em dupla ou em trio
Divertir-se com as atividades de Educação Física
Conversar sobre as atividades realizadas
Parte Inicial
Atividade 1
Nome da atividade: Aquecendo o corpo
Formação: Alunos em duas filas, uma fila na frente e outra atrás, com os alunos lado a lado.
Desenvolvimento: A professora se colocará na frente dos alunos para que eles façam os mesmos movimentos que ela, os movimentos serão: Levar o braço direito até as costas, o esquerdo, Levantar a perna direita, a esquerda, Mexer o pé direito, o esquerdo, etc...
Variação: Não há
Parte principal
Atividade 2
Nome da atividade: Escolha a mão
Formação Inicial: Alunos em dupla, no caso de sobrar um aluno a professora organizará um trio.
Desenvolvimento: A professora terá em uma caixa vários objetos pequenos tais como; Clipes, borracha, apontador, pedrinha,etc. A professora entregará um objeto para cada aluno e cada aluno sem que o outro da dupla veja deverá esconder em uma mão na esquerda ou na direita após a professora chamará uma dupla de cada vez para jogar o primeiro a jogar formará um xis com os braços, e com as mãos fechadas logo perguntará ao outro '' Que mão você escolhe?'' o outro deverá responder dizendo se está na mão direita ou na esquerda e após tocar na mão na qual acha está, logo após o outro aluno mostrará em qual mão está. Após o aluno ver se acertou ou errou será a vez dele formar um xis com os braços e perguntar ao colega '' Que mão você escolhe?''. Assim sucessivamente até que todas as duplas joguem.
Variação: Não há
Atividade 3
Nome da atividade: Onde está o chocalho?
Formação: Alunos em roda, sendo que um ficará no centro da roda
Desenvolvimento: A professora colocará uma venda nos olhos do aluno que estiver no centro da roda, após dará um chocalho para algum aluno que esteja na roda. O aluno que estiver com o chocalho deverá começar a balançar o chocalho, e o aluno que estiver com os olhos vendados deverá tentar achar aonde está o chocalho sendo guiado pelo barulho. Se o aluno achar o chocalho poderá escolher algum colega para jogar em seu lugar. Se o aluno apresentar dificuldades a professora dará dicas para que ele possa encontrar o chocalho. Assim sucessivamente até que todos tenham participado da atividade.
Variação: Não há
Parte final
Atividade 4
Nome da atividade: Volta calma
Formação: Alunos em fila, sendo uma fila das meninas e uma fila dos meninos.
Desenvolvimento: A professorá dará uma volta com os alunos pela quadra da escola, conversando sobre oque fizeram na aula de Educação Física. Após retornaram para a sala de aula.
Variação: Não há
Recursos: Objetos pequenoss tais com; Clips, borracha, apontador, etc.., lenço, chocalho.
Avaliação:
Realização de atividdades em dupla ou em trio
Diversão com as atividades de Educação Física
Conversa sobre as atividades de Educação Física
PLANO DE AULA 2
Objetivos:
Deslocar-se com agilidade
Realizar a atividade proposta de forma organizada
Expressar oque foi realizado na aula de Educação Física
Parte Inicial
Atividade 1
Nome da atividade: Alongamento
Formação: Alunos em circulo
Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora irá propor vários movimentos para aquecer o corpo antes das atividades de Educação Física.
Variação: Não há
Parte Principal
Atividade 2
Nome da atividade: Pegue a bola
Formação: Alunos divididos em dois grupos, cada grupo forma uma fila
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que o aluno que está na frente fique do outro lado da quadra. A professora dará um bola para cada que está do outro lado da quadra. Quando a professora disser já o primeiro de cada fila deve sair correndo e trocar de lugar com o colega que está do outro lado, aluno que estiver com a bola deverá dar a bola para o colega que chego e correr para o fim da fila, quando o aluno que estava do outro lado da quadra chegar na fila o aluno que estiver na frente deve sair correndo e trocar de lugar com o colega assim sucesssivamente até que todos tenham feito a atividade. Vence o grupo que terminar primeiro a atividade.
Variação: Não há
Atividade 3
Nome da atividade: Corrida variada
Formação: Alunos em fila no contorno da quadra
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que eles a acompanhem correndo um atrás do outro sem empurrar ou ultrapassar o colega da frente, os alunos darão duas voltas correndo para um lado, após correram para o outro. Logo após os alunos correram de lado, dando duas voltas e depois duas voltas para o outro lado. Após os alunos darão duas voltas caminhando.
Variação: Não há
Parte Final
Atividade 4
Nome da atividade: Oque fizemos hoje?
Formação: Alunos sentados no chão em círculo
Desenvolvimento: A professora distribuirá uma folha sulfite para cada aluno e um hidrocor, após a professora dará 5 minutos para que eles desenhem oque fizeram na aula de Educação Física. Após terem feito os desenhos cada aluno mostrará e explicará o desenho que fez.
Variação: Não há
Recursos: Bola, folha sulfite, hidrocor
Avaliação:
Deslocamento com agilidade
Realização da atividade proposta de forma organizada
Expressão do que foi realizado na aula de Educação Física
PLANO DE AULA 3
Objetivos
Explorar suas possibilidades de movimento
Acompanhar os movimentos do colega
Interagir com a turma e com a professora
Parte inicial
Atividade 1
Nome da atividade: Alongamento Surpresa
Formação: Alunos sentados em círculo
Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora passará uma caixa no sentido horário e colocará uma música, enquanto a musica toca os alunos deverão ir passando a caixa quando a música parar o aluno que estiver com a caixa devera retirar um cartão de dentro da caixa no qual haverá um alongamento para o aluno fazer . Após ter feito o alongamento, o aluno deverá ficar em pé até que outro aluno retire um alongamento para que os dois façam o alongamento juntos assim sucessivamente até que toda a turma esteja se alongando junto.
Variação: Não há
Parte principal
Atividade 2
Nome da atividade: O feitiço caiu contra o feiticeiro
Formação: Alunos divididos em dois grupos
Desenvolvimento: Cada grupo escolherá uma prenda para o outro grupo pagar, após os grupos terem escolhido as prendas a professora dirá '' O feitiço caiu contra o feiticeiro''. E cada grupo devera pagar a prenda que havia escolhido para o outro grupo.
Variação: Não há
Atividade 3
Nome da atividade: Espelho mágico
Formação: Alunos em dupla
Desenvolvimento: Os alunos escolherão a sua dupla, e combinarão quem começará fazendo os movimentos. Após cada dupla ter combinado a professora chamará uma dupla por vez, o aluno da dupla que foi escolhido para começar deverá fazer alguns movimentos e o outro colega eestando em sua frente deverá acompanha-lo nos movimentos, após o colega ter feito seu movimentos será a vez do outro fazer. Assim sucessivamente até que todas as duplas realizem a atividade.
Variação: Não há
Parte final
Atividade 4
Nome da atividade: Oque fizemos hoje?
Formação: Alunos sentados em círculo no chão
Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora fará uma conversa sobre oque fizeram na aula de Educação Física, a professora fará perguntas tais como;
Quais atividades vocês não gostaram?
Vocês já haviam feito essas atividades?
Entre outras perguntas.
Variação: Não há
Recursos: Som, cd, caixa, cartóes com os alongamentos.
Avaliação:
Exploração das possibilidades de movimento
Acompanhamento dos movimentos do colega
Interação com a turma e a professora
Objetivos
Deslocar-se com agilidade e trabalhar o racíocinio lógico
Trabalhar a coordenção lateral
Descansar o corpo após as atividades fisicas
Atividade 1
Nome da atividade: Citando um alongamento
Forrmação: Alunos em círculo de pé
Desenvolvimento: Com os alunos de pé em círculo, a professora explicará a attividade dizendo que cada aluno deverá citar um alongamento para que todos façam. A professora começará a atividade e depois continuará em sentido horário, assim sucessivamente até que todos tenham citado um alongamento.
Variação: Não há
Parte Principal
Atividade 2
Nome da atividade: Corrida matemática
Formação: Alunos em fila, divididos em dois grupos
Desenvolvimento: Com os alunos em fila em um lado da quadra a professora ficará do outro lado com uma caixa de cálculos das quatro operações. Quando a professora der a largada o primeiro aluno de cada fila sai correndo e pega um cálculo da caixa para responder, após dar a resposta se a resposta for certa fica com o cartão e volta para o fim da fila se for errada devolve o cartão e volta para o fim da fim da fila. Quando o colega voltar o aluno que estiver na frente da fila sai correndo e realiza a atividade da mesma for assim sucessivamente até que todos tenham realizado a atividade. Vence o grupo que tiver mais cartões.
Atividade 3
Nome da atividade: Corrida lateral
Formação: Alunos lado a lado em torno da quadra
Desenvolvimento: Com os alunos em torno da quadra, a professora irá propor que corram em torno da quadra de lado, dando 5 volta, respeitanndo os colegas, tendo calma e paciência para evitar acidentes com os colegas. A professora dará a largada mas esperará que o primeiro saia e tome uma distância para que o segundo saia, assim sucessivamente até que o ultimo saia.
Variação: Não há
Parte Final
Atividade 4
Nome da atividade: Volta calma
Formmação: Alunos em fila, sendo uma fila dos meninos e uma das meninas.
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dará uma volta pela escola bem devagar para descansar o corpo. Após os alunos retornaram para a sala de aula.
Variação: Não há
Recursos: Caixa, cartões com cálculos,
Avaliação:
Deslocamento com agilidade, trabalhando o raciocinio logico
Trabalho da coordenação lateral
Descanso do corpo após as atividades fisicas
muito bom o teu planejamento de ed.fisica parabens
ResponderExcluirMuito boas sua atividade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostei, muito bom mesmo...
ResponderExcluirparabens muito bom vai me ajudar bastante
ResponderExcluirBom de mais vai me ajudar muito esse planejamento
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito boas suas dicas, me ajudarão bastante. Obrigado
ResponderExcluirÓtimas as sugestões de atividades.
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