sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Planos de Educação Física 4º ano

PLANO DE AULA 1
Objetivos:
Aquecer seu corpo antes das atividades fisicas
Realizar atividades em dupla ou em trio
Divertir-se com as atividades de Educação Física
Conversar sobre as atividades realizadas
 
 

Parte Inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Aquecendo o corpo

Formação: Alunos em duas filas, uma fila na frente e outra atrás, com os alunos lado a lado.

Desenvolvimento: A professora se colocará na frente dos alunos para que eles façam os mesmos movimentos que ela, os movimentos serão: Levar o braço direito até as costas, o esquerdo, Levantar a perna direita, a esquerda, Mexer o pé direito, o esquerdo, etc...

Variação: Não há

Parte principal

Atividade 2

Nome da atividade: Escolha a mão

Formação Inicial: Alunos em dupla, no caso de sobrar um aluno a professora organizará um trio.

Desenvolvimento: A professora terá em uma caixa vários objetos pequenos tais como; Clipes, borracha, apontador, pedrinha,etc. A professora entregará um objeto para cada aluno e cada aluno sem que o outro da dupla veja deverá esconder em uma mão na esquerda ou na direita após a professora chamará uma dupla de cada vez para jogar o primeiro a jogar formará um xis com os braços, e com as mãos fechadas logo perguntará ao outro '' Que mão você escolhe?'' o outro deverá responder dizendo se está na mão direita ou na esquerda e após tocar na mão na qual acha está, logo após o outro aluno mostrará em qual mão está. Após o aluno ver se acertou ou errou será a vez dele formar um xis com os braços e perguntar ao colega '' Que mão você escolhe?''. Assim sucessivamente até que todas as duplas joguem.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Onde está o chocalho?

Formação: Alunos em roda, sendo que um ficará no centro da roda

Desenvolvimento: A professora colocará uma venda nos olhos do aluno que estiver no centro da roda, após dará um chocalho para algum aluno que esteja na roda. O aluno que estiver com o chocalho deverá começar a balançar o chocalho, e o aluno que estiver com os olhos vendados deverá tentar achar aonde está o chocalho sendo guiado pelo barulho. Se o aluno achar o chocalho poderá escolher algum colega para jogar em seu lugar. Se o aluno apresentar dificuldades a professora dará dicas para que ele possa encontrar o chocalho. Assim sucessivamente até que todos tenham participado da atividade.

Variação: Não há

Parte final

Atividade 4

Nome da atividade: Volta calma

Formação: Alunos em fila, sendo uma fila das meninas e uma fila dos meninos.

Desenvolvimento: A professorá dará uma volta com os alunos pela quadra da escola, conversando sobre oque fizeram na aula de Educação Física. Após retornaram para a sala de aula.

Variação: Não há

Recursos: Objetos pequenoss tais com; Clips, borracha, apontador, etc.., lenço, chocalho.

Avaliação:
Aquecimento do corpo
Realização de atividdades em dupla ou em trio
Diversão com as atividades de Educação Física
Conversa sobre as atividades de Educação Física

PLANO DE AULA 2

Objetivos:
Alongar seu corpo conforme os comandos
Deslocar-se com agilidade
Realizar a atividade proposta de forma organizada
Expressar oque foi realizado na aula de Educação Física
 
 

Parte Inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Alongamento

Formação: Alunos em circulo

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora irá propor vários movimentos para aquecer o corpo antes das atividades de Educação Física.

Variação: Não há

Parte Principal

Atividade 2

Nome da atividade: Pegue a bola

Formação: Alunos divididos em dois grupos, cada grupo forma uma fila

Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que o aluno que está na frente fique do outro lado da quadra. A professora dará um bola para cada que está do outro lado da quadra. Quando a professora disser já o primeiro de cada fila deve sair correndo e trocar de lugar com o colega que está do outro lado, aluno que estiver com a bola deverá dar a bola para o colega que chego e correr para o fim da fila, quando o aluno que estava do outro lado da quadra chegar na fila o aluno que estiver na frente deve sair correndo e trocar de lugar com o colega assim sucesssivamente até que todos tenham feito a atividade. Vence o grupo que terminar primeiro a atividade.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Corrida variada

Formação: Alunos em fila no contorno da quadra

Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que eles a acompanhem correndo um atrás do outro sem empurrar ou ultrapassar o colega da frente, os alunos darão duas voltas correndo para um lado, após correram para o outro. Logo após os alunos correram de lado, dando duas voltas e depois duas voltas para o outro lado. Após os alunos darão duas voltas caminhando.

Variação: Não há

Parte Final

Atividade 4

Nome da atividade: Oque fizemos hoje?

Formação: Alunos sentados no chão em círculo

Desenvolvimento: A professora distribuirá uma folha sulfite para cada aluno e um hidrocor, após a professora dará 5 minutos para que eles desenhem oque fizeram na aula de Educação Física. Após terem feito os desenhos cada aluno mostrará e explicará o desenho que fez.

Variação: Não há

Recursos: Bola, folha sulfite, hidrocor

Avaliação:
Alongamento do corpo conforme os comandos
Deslocamento com agilidade
Realização da atividade proposta de forma organizada
Expressão do que foi realizado na aula de Educação Física
 

PLANO DE AULA 3

Objetivos
Alongar seu corpo
Explorar suas possibilidades de movimento
Acompanhar os movimentos do colega
Interagir com a turma e com a professora

Parte inicial

Atividade 1

Nome da atividade: Alongamento Surpresa

Formação: Alunos sentados em círculo

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora passará uma caixa no sentido horário e colocará uma música, enquanto a musica toca os alunos deverão ir passando a caixa quando a música parar o aluno que estiver com a caixa devera retirar um cartão de dentro da caixa no qual haverá um alongamento para o aluno fazer . Após ter feito o alongamento, o aluno deverá ficar em pé até que outro aluno retire um alongamento para que os dois façam o alongamento juntos assim sucessivamente até que toda a turma esteja se alongando junto.

Variação: Não há

Parte principal

Atividade 2

Nome da atividade: O feitiço caiu contra o feiticeiro

Formação: Alunos divididos em dois grupos

Desenvolvimento: Cada grupo escolherá uma prenda para o outro grupo pagar, após os grupos terem escolhido as prendas a professora dirá '' O feitiço caiu contra o feiticeiro''. E cada grupo devera pagar a prenda que havia escolhido para o outro grupo.

Variação: Não há

Atividade 3

Nome da atividade: Espelho mágico

Formação: Alunos em dupla

Desenvolvimento: Os alunos escolherão a sua dupla, e combinarão quem começará fazendo os movimentos. Após cada dupla ter combinado a professora chamará uma dupla por vez, o aluno da dupla que foi escolhido para começar deverá fazer alguns movimentos e o outro colega eestando em sua frente deverá acompanha-lo nos movimentos, após o colega ter feito seu movimentos será a vez do outro fazer. Assim sucessivamente até que todas as duplas realizem a atividade.

Variação: Não há

Parte final

Atividade 4

Nome da atividade: Oque fizemos hoje?

Formação: Alunos sentados em círculo no chão

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora fará uma conversa sobre oque fizeram na aula de Educação Física, a professora fará perguntas tais como;
Qual atividade vocês mais gostaram?
Quais atividades vocês não gostaram?
Vocês já haviam feito essas atividades?

Entre outras perguntas.

Variação: Não há

Recursos: Som, cd, caixa, cartóes com os alongamentos.

Avaliação:
Alongamento do corpo
Exploração das possibilidades de movimento
Acompanhamento dos movimentos do colega
Interação com a turma e a professora
PLANO DE AULA 4
Objetivos
Aquecer o corpo antes das atividades fisicas
Deslocar-se com agilidade e trabalhar o racíocinio lógico
Trabalhar a coordenção lateral
Descansar o corpo após as atividades fisicas
Parte Inicial
Atividade 1
Nome da atividade: Citando um alongamento
Forrmação: Alunos em círculo de pé
Desenvolvimento: Com os alunos de pé em círculo, a professora explicará a attividade dizendo que cada aluno deverá citar um alongamento para que todos façam. A professora começará a atividade e depois continuará em sentido horário, assim sucessivamente até que todos tenham citado um alongamento.
Variação: Não há
Parte Principal
Atividade 2
Nome da atividade: Corrida matemática
Formação: Alunos em fila, divididos em dois grupos
Desenvolvimento: Com os alunos em fila em um lado da quadra a professora ficará do outro lado com uma caixa de cálculos das quatro operações. Quando a professora der a largada o primeiro aluno de cada fila sai correndo e pega um cálculo da caixa para responder, após dar a resposta se a resposta for certa fica com o cartão e volta para o fim da fila se for errada devolve o cartão e volta para o fim da fim da fila. Quando o colega voltar o aluno que estiver na frente da fila sai correndo e realiza a atividade da mesma for assim sucessivamente até que todos tenham realizado a atividade. Vence o grupo que tiver mais cartões.
Atividade 3
Nome da atividade: Corrida lateral
Formação: Alunos lado a lado em torno da quadra
Desenvolvimento: Com os alunos em torno da quadra, a professora irá propor que corram em torno da quadra de lado, dando 5 volta, respeitanndo os colegas, tendo calma e paciência para evitar acidentes com os colegas. A professora dará a largada mas esperará que o primeiro saia e tome uma distância para que o segundo saia, assim sucessivamente até que o ultimo saia.
Variação: Não há
Parte Final
Atividade 4
Nome da atividade: Volta calma
Formmação: Alunos em fila, sendo uma fila dos meninos e uma das meninas.
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dará uma volta pela escola bem devagar para descansar o corpo. Após os alunos retornaram para a sala de aula.
Variação: Não há
Recursos: Caixa, cartões com cálculos,
Avaliação:
Aquecimento do corpo antes das atividades fisicas
Deslocamento com agilidade, trabalhando o raciocinio logico
Trabalho da coordenação lateral
Descanso do corpo após as atividades fisicas
 
 
 
 

9 comentários: